Governador anuncia início das obras do metrô para 2013

0

As obras da linha 2 do metrô que ligará Lauro de Freitas a Salvador começam em 2013. Os prazos e o projeto foram apresentados nesta quinta-feira, durante do lançamento da Consulta Pública do Sistema Metroviário, no Hotel Fiesta, em Salvador, para uma plateia atenta formada por autoridades e sociedade civil. Compondo a mesa, a prefeita Moema Gramacho comemorou.

“Acredito na celeridade deste projeto e estamos contentes em ser contemplados. As pessoas chegarão mais cedo em casa e ganharão tempo para amar”, brincou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, em seu pronunciamento. Destacou, no entanto, a preocupação com a tarifa. Moema também anunciou que vai mobilizar a população em audiência pública, em parceria com a Câmara Municipal, dentro do processo de consulta pública.

Com investimento de R$ 3,5 bilhões, a implantação e operação serão feitas por meio de Parceria Público Privada (PPP). A Consulta Pública terá duração de 60 dias. A expectativa é que as obras comecem no início de 2013 e o prazo total para a operação é de 36 meses. A linha 2 ligará o Bonocô a Lauro de Freitas com 13 estações. São 24,2 quilômetros de extensão. Moema lembrou outras ações do governo Wagner que beneficiaram a população do município. “O Complexo Dois de Julho beneficiou toda a região localizada no entorno da obra. Agradecemos a visão sensível do Governo em oferecer este sistema de transporte à população, que facilita a vida das pessoas e, consequentemente, aquece o turismo e o comércio”.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, ressaltou que o metrô irá proporcionar serviço de qualidade e desafogar o trânsito. “A população merece este sistema. A PPP é uma forma de garantir a celeridade das obras. Precisamos melhorar a fiscalização e punir os que usam dinheiro público erroneamente. A transparência é importante neste sentido. A abertura da consulta pública não é tudo, significa mais um passo”.

Ainda segundo Wagner, há reflexões a serem feitas. “Integrar prefeitura e Estado não é uma interface simples. O investimento feito em prol da melhoria deste serviço é grande. É melhor gastar tempo no entendimento e agilizar a obra. Precisamos tirar o trauma do metrô da população e com o tempo estender as linhas. Por que não ir até Areia Branca e Portão?”, disse o governador dirigindo-se à prefeita Moema.

De acordo com secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, as estações serão entregues à população á medida em que forem concluídas. “Não precisa esperar que toda a construção termine. Isso é bom para os usuários, além de reduzir custos”.

Para o vice-prefeito de Lauro de Freitas, João Oliveira, será mais uma alternativa que beneficiará a população com qualidade de vida. “Com a instalação deste transporte de massa, a população terá escolha e maior conforto. São pais com mais tempo para seus filhos”.

O edital de consulta do metrô ficará disponível por 60 dias, a partir desta quinta-feira (21), no site www.sedur.ba.gov.br.

 
Fonte: Agenda Lauro

0 comentários:

Postar um comentário