Lauro de Freitas se transforma em Cidade Digital

0


O empenho da Prefeitura de Lauro de Freitas em fortalecer a educação por meio das novas tecnologias foi o diferencial para que a cidade fosse contemplada com o Programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. “O edital visava preferencialmente municípios com até 50 mil habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano baixo, oposto da realidade de Lauro de Freitas” – observou o superintendente municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eugênio Badaró.

De acordo com ele, o item do edital Sustentabilidade do Projeto garantiu a conquista já que, além de uma superintendência voltada para tecnologia, a Prefeitura conta com apoio da UFBA, UNEB, sistema Fieb/ Senai, do Comitê Remessa (Rede Metropolitana de Salvador), ligado a Rede Nacional de Pesquisa, e a própria Secretaria Estadual de Tecnologia. “Todos estes órgãos deram à Prefeitura declaração de apoio técnico”.

O Programa Cidades Digitais vai garantir a Lauro de Freitas e outros oito municípios baianos a modernização da gestão pública municipal com conexão de rede entre os órgãos públicos. Também disponibilizará aplicativos que vão melhorar o acesso da comunidade aos serviços de governo. A Sucti foi criada em outubro, já com o desafio de tornar Lauro de Freitas uma cidade digital. “Faz parte da estratégia da prefeita, que pensa Lauro de Freitas a longo prazo” – frisa Badaró.

Em 2011, a Superintendência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucti) iniciou o Projeto Educando em Rede Digital, que vai interligar todas as escolas via rede WEB e disponibilizar acesso gratuito wireless em cinco pontos públicos do município. Na primeira fase, 27 escolas estão sendo contempladas.

Em junho, a Sucti apresentou modelo de Lousa Interativa com tecnologia própria, que será utilizado nas escolas do município, feito a partir de materiais reciclados e com baixo custo.


FONTE: imprensalauro

0 comentários:

Postar um comentário