Conselheiros são convocados para reforçar combate a tuberculose

0

Tosse por mais de 3 semanas pode ser tuberculose,
procure o setor de tratamento da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da coordenação do Programa Municipal de Controle a Tuberculose, realiza sensibilização em tuberculose, na próxima quarta-feira (22), às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas. Conselheiros municipais e locais vão trocar experiências e agregar valores sobre o tema, além de discutir prevenção e tratamento. As orientações serão dadas por Dra Margarida de Castro Souza, coordenadora do programa.

Os agravos da doença, formas de contágio e estratégias de identificação serão tratadas no evento. “Fazemos este trabalho de integração com os profissionais para que eles conheçam mais o fluxo de pacientes, orientem e façam o encaminhamento correto. Precisamos nos unir mais nesta luta contra a tuberculose”, frisou Margarida.

A média de cura nos casos identificados no município é de 72%. A coordenadora reforçou a necessidade da participação do paciente durante o tratamento. “É preciso força de vontade. São seis meses de tratamento. O período é longo e independe do nosso trabalho o querer do paciente”. Segundo ela, a maioria dos casos está ligado ao consumo de álcool e drogas ilícitas. Quando detectada a doença, o atendimento se estende aos familiares. O apoio garante visitas às residências, incluindo avaliação nutricional e outros atendimentos.
 
FONTE:saiunoblog

0 comentários:

Postar um comentário