Formatura na UNIME: Moema destaca papel da enfermagem para humanização da saúde pública

0


A primeira turma de enfermagem da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) colou grau nesta quinta-feira, em solenidade realizada no Teatro Yemanjá do Centro de Convenções. Paraninfa da turma, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou a importância do curso voltado para a saúde pública. “É com muita honra que participo desse momento festivo. Sobretudo por ser paraninfa de uma turma que escolheu militar na saúde pública, se dispondo a contribuir para a humanização e universalização do SUS. O pioneirismo da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) também merece destaque”, frisou Moema. 
 
Uma das 20 formandas que receberam o título de bacharel em enfermagem, Viviane Oliveira, 23 anos, aplaudiu a indicação. “Estamos felizes por homenageá-la. A parceria da Unime com a prefeitura nos deu a oportunidade de conhecer a saúde pública de Lauro de Freitas desde a gestão até a ponta. Os postos, as Unidades de Saúde da Família (USF), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), enfim, ganhamos experiência de campo graças a esse apoio. Merecida homenagem”, salientou.
 
Para Moema, o processo de construção profissional merece atenção e deve ser levado a sério. “Agradeço, como munícipe e gestora, os serviços sociais prestados por esta equipe. Creio que o sucesso está garantido para vocês. Vocês têm o grande desafio de não deixar que homens e mulheres virem estatísticas, apenas mais um número. Trabalhem com sensibilidade. Com certeza vocês dedicarão suas vidas a salvar pessoas”.
 
Moema lembrou o investimento que a Prefeitura tem feito na formação superior de jovens e adultos no município, em parceria com as faculdades locais. “O Programa Municipal Universidade Para Todos (Promuni) já beneficiou mais de 800 pessoas de Lauro de Freitas com bolsa integral. São pessoas que realizam o sonho de cursar o ensino superior e lutar por melhores oportunidades na vida”.
 
A coordenadora do curso, Márcia Perrucho, contou estar realizando o sonho de formar enfermeiros cientes das necessidades da profissão. Destacou ainda o empenho nas questões sociais abordadas durante os quatro anos e meio no convívio acadêmico. “Nosso diferencial vem do projeto político pedagógico em formar recursos humanos para o modelo de saúde vigente do país, o Sistema Único de Saúde (SUS). Conseguimos concretizar a Clínica Escola dentro da Unime e isso foi muito importante também. A parceria com o município contribuiu grandiosamente ao possibilitar a atuação deles na Rede de Saúde de Lauro de Freitas”.
 
A prefeita Moema Gramacho enfatizou a importância do SUS, criado pela Constituição de 1988, e de pessoas comprometidas para atuarem nele.“Outros países tentam copiar o sistema e não conseguem. Temos problemas e ainda não conseguimos atender a demanda, mas o Sistema já tem mais de seis mil hospitais conveniados, 30 mil equipes de saúde da família, realizou mais de 19 mil transplantes, quase dez milhões de quimioterapias e radioterapias, 236 mil cirurgias cardíacas, além de 11 milhões de internações. Só em um sistema como o SUS isso é possível”.
Texto e fotos do DECOM/PMLF
Fotógrafo: João Raimundo

Fonte: Saiu no Blog

0 comentários:

Postar um comentário