Emoção marca entrega de chaves na Chácara Thaiti

0

A cozinheira Renata Santos se emocionou ao receber a sua chave
DECOM/PMLF - Foto: João Raimudo

A entrega das chaves da segunda etapa do Loteamento Leila Diniz, na Chácara Thaiti, em Lauro de Freitas, foi marcada pela emoção das famílias contempladas. Nesta quarta-feira (5), foram entregues as chaves de 56 unidades para as famílias selecionadas. “Eu sonhei com este dia por muitos anos. Agora eu tenho uma casa”, disse entre lágrimas a cozinheira Renata Santos, mãe de duas crianças, ao assinar o contrato de recebimento do seu imóvel.
 

Emocionada, a prefeita Moema Gramacho falou sobre o compromisso assumido pela gestão, desde 2005, para implantar na cidade a politica habitacional realizando sonhos e assegurando o direito a moradia. “Encontramos Lauro de Freitascom apenas 100 residências populares e hoje estamos completando 4 mil apartamentos e casas entregues a população e mais 3.500 unidades em construção. Nos próximos dias entregaremos 418 casas no Capelão, totalizando até dezembro deste ano 7 mil unidades habitacionais. A meta do governo municipal é zerar o déficit habitacional”, afirma.
 

Antes mesmo de receber as chaves, Leonice Bispo já chorava; amparada pelos filhos ela festejou a conquista. “Ter uma casa, um teto para descansar, saber que vou dormir e acordar no que é meu, isso é mais que um sonho é a pura felicidade”, diz. A aposentada Laurinda Oliveira, 82, não conteve a alegria e manifestou seu carinho pela prefeita com um longo abraço. “Eu tenho que agradecer a mulher que me deu a dignidade de ter um lar”, afirma.
 

Moema pontuou as principais obras que estão em fase de conclusão que beneficiarão a comunidade local. “Estamos concluindo as obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para garantir mais saúde a nossa população. Os nossos jovens terão ensino superior técnico de qualidade a partir da implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Das nove unidades do IFBA instaladas no país, conseguimos trazer uma para nossa cidade no intuito de dar oportunidade para os filhos de Lauro de Freitas”, celebra.
 

No empreendimento, sem custos para os contemplados, já foram entregues 259 moradias de um total de 313 unidades construídas com recursos federais, através da Resolução 460. “Vi minha casa ser levada pela enchente, a pior tristeza da minha vida. Hoje estou tendo uma das maiores alegrias em receber meu lar de volta”, completa Laurinda.
 

Reconhecida por vários órgãos nacionais como a cidade que mais cresce na Bahia, Lauro de Freitas está entre os municípios baianos que mais contratou o programa Minha Casa Minha Vida. Contente pelo desempenho da cidade, o deputado estadual Bira Coroa parabenizou a administração municipal. “Lauro de Freitas é hoje referência para todo o país. Priorizando projetos que devolvem a dignidade ao povo”, afirmou.
 

As casas de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço são destinadas a famílias que viviam em situação de risco, prioritariamente a portadores de necessidade especiais, idosos e mulheres. “Algumas residências foram adaptadas para facilitar a locomoção pela casa, com banheiros nos padrões de acessibilidades”, conta a técnica de engenharia, Marildes Santos.
 

Planejado para garantir o conforto e comodidades das famílias beneficiadas, a estrutura do loteamento conta com a Escola Municipal Miguel Arraes, academia popular, posto de saúde e creche – em fase de implantação – parque infantil e cozinha comunitária que além de servir refeições, capacitará jovens em cursos direcionados ao manuseio de alimentos e culinária. “As linhas Itinga – Lapa – Cardeal da Silva até Jambeiro, Itinga X Ribeira até Jambeiro já estão em funcionamento. Reforçamos também o transporte público municipal”, informa o representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Paulo Sacramento.


FONTE:saiunoblog

0 comentários:

Postar um comentário