Policiais das BCS e guardas municipais de Lauro de Freitas debatem Administração de Conflitos

0


Guardas municipais e policiais militares (PM) da Base Comunitária de Segurança (BCS) da Itinga, Calabar, Rio Sena, Fazenda Coutos e Companhias Independentes da PM de Itinga e do Centro de Lauro de Freitas participam até sexta-feira (09) da oficina “Reflexões sobre segurança pública e policiamento comunitário”, promovida pela ONU/Habitat na Faculdade Mauricio de Nassau. Com 80 participantes, essa é a segunda oficina. O sucesso da primeira, em agosto, levou representantes da BCS da Itinga a solicitarem a realização do curso para as demais Bases Comunitárias do Estado.
O evento é promovido pela Agência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), Projeto Papo de Responsa – uma  iniciativa da policia civil do Rio de Janeiro - e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Prefeitura de Lauro de Freitas. A oficina faz parte do Programa Conjunto Segurança com Cidadania da ONU.
De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, José Carlos Arruti, o foco na prevenção exige que os agentes dominem as técnicas de mediação de conflito. “Vamos ter policiais aptos em administração de conflitos, oferecendo um melhor atendimento a população e fortalecendo a política de prevenção no município”.
O objetivo da capacitação, segundo a advogada e pesquisadora do ISER, Daniele Araújo, é levar a segurança pública a refletir sobre práticas policiais a partir de uma perspectiva de policiamento comunitário e a necessidade de mudança de comportamento entre polícia e a comunidade.
Para Marco Pedra, inspetor de polícia e do Papo de Responsa, a oficina tenta reproduzir o reflexo e a sensibilidade a respeito dos problemas na relação polícia e comunidade. “Vamos também contribuir para o aprimoramento do serviço policial prestado, trazendo um novo modelo de policiamento com mais aproximação e colaboração cidadã”, lembra.
O Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania tem como finalidade prevenir a violência por meio do fortalecimento da cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade. Além de Lauro de Freitas os municípios de Vitória (ES) e Contagem (MG), também foram contemplados.
Outras ações – Paralelo a essa oficina, a ONU também está atuando com a segunda turma do Projeto Agentes de Comunicação para o Desenvolvimento, em parceria com a ONG baiana CIPÓ-Comunicação Interativa. Realizado no âmbito das ações do Programa Conjunto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto orienta jovens de 10 a 24 anos a trabalharem com veículos de comunicação - fotografia e rádio.
Também com foco na segurança com cidadania, a Guarda Municipal de Lauro de Freitas está sendo capacitada com curso de formação que inclui noções de segurança pública, ética, cidadania, direitos humanos, solução de conflitos, conhecimentos jurídicos, além de funções, técnicas e procedimentos. Outras informações sobre o Projeto da ONU acesso www.segurancacomcidadania.org

0 comentários:

Postar um comentário