Lauro de Freitas propõe políticas públicas para pessoa com deficiência

0

Ouvir as pessoas com deficiências e perceber o que é possível melhorar nas questões referentes à acessibilidade e qualidade de vida motivou a secretária municipal de Educação de Lauro de Freitas, Suely Calixto, que participou da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro de Convenções da Bahia, encerrada nesta quarta-feira (29).

“Eventos como estes significam avanços para esta parcela da população. Possibilitar que as pessoas com deficiência expressem suas necessidades de forma democrática é estimulante. Deixar que elas falem por si é mais uma forma de garantir que as políticas públicas implementadas reflitam as suas necessidades”, ressaltou Calixto.

Em Lauro de Freitas, segundo a secretária, houve um esforço grande da gestão para atender a esse segmento da população, sobretudo na área da Educação.

“Trabalhamos para aumentar o atendimento educacional especializado e a acessibilidade nas escolas e no entorno delas. Três salas multifuncionais já estão em funcionamento e mais oito devem ser inauguradas até dezembro, além da formação continuada dos professores para atender aos estudantes com necessidades especiais e deficiência. Estamos atentos e atuantes neste sentido”, concluiu Calixto.

O evento propôs a implementação de novas medidas e a intensificação das ações desenvolvidas pelo Governo Federal em benefício da pessoa com deficiência. A conferência contou com a participação de 240 delegados. Foram tratados assuntos voltados para a educação, esporte, trabalho, reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte, saúde, prevenção e segurança, entre outros.

Realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), a Conferência selecionou 74 delegados para participarem da Conferência Nacional, em Brasília, em dezembro.

“Reunir o Estado com pessoas com deficiência de municípios diferentes, acolher o que é tirado daqui e efetivar ações de forma concreta, significa um grande avanço. É conscientizar a sociedade no sentido de que as políticas publicas precisam ser para todas as pessoas com deficiência, não separadamente, contudo, atentando para as diferenças de cada um”, enfatizou o superintendente da SUDEF, Alexandre Baroli.

João Ferreira, 28 anos, mora em Areia Branca, localidade de Lauro de Freitas. Para ele, as pessoas com deficiência estão lutando mais por melhorias e conquista de seus direitos. “Há seis anos sofri um acidente e fiquei deficiente. Percebi de lá para cá que temos adquirido avanços, sobretudo na questão do transporte coletivo e na acessibilidade. E podemos conseguir mais. Os deficientes precisam sair, seja para trabalhar ou para um lazer. Somos parte da sociedade e temos os mesmos direitos”.
 

0 comentários:

Postar um comentário