Projeto de professora da rede municipal é selecionado para 'Prêmio Arte na Escola'

0

 

Culminância do projeto com as crianças,
professora Rosângela Accioly e a auxiliar de clase Teresa

O projeto Akpalô Nossa História, desenvolvido pela professora Rosângela Accioly no Colégio Municipal Santa Julia, em Itinga, Lauro de Freitas, foi selecionado para concorrer ao XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC). Promovido pelo Instituto Arte na Escola em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o prêmio tem o objetivo de revelar e reconhecer projetos criados e desenvolvidos por professores de arte do ensino básico de todo o País, em 2010 e 2011, nas escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Concorrendo ao prêmio na categoria fundamental I, o projeto Akpalô, que significa na língua yorubá “contar histórias”, propôs uma nova metodologia para a exploração do conhecimento cultural de civilizações milenares. “As crianças tiveram acesso a legados e conhecimentos de diversas civilizações e descobriram que temos muito desses povos em nosso cotidiano”, conta Rosângela.

Duzentas crianças participaram do projeto desenvolvido ao longo do ano letivo de 2011 na escola. Dentre muitas outras atividades, o Akpalô abordou a arte e a filosofia africana, povos Incas e Nahuas, o Egito e a cultura do povo Asteca nos aspectos da sua arte culinária. “Utilizamos a dinâmica das artes para aproximar as crianças e suas famílias no projeto. Assim pudemos nos familiarizar com as palavras em yorubá que foram quase extintas em nosso país e demonizadas pelo colonizador e elas puderam redescobrir a beleza deste idioma que perdemos com o tempo”, completa Rosângela.

Os professores premiados receberão R$ 10 mil, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios, além de publicações, certificado de participação e um troféu. Além dos docentes, as escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos receberão um computador, uma câmera fotográfica digital e uma câmera filmadora digital. Os vencedores ainda terão seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.

A lista dos finalistas na 13ª edição do PAEC será publicada no endereçowww.artenaescola.org.br/premio, a partir de 8 de outubro. Todos os projetos finalistas receberão certificado de participação do XIII PAEC e uma publicação de arte.
Professora Rosângela Accioly
 
 
 
FONTE:saiunoblog
 

0 comentários:

Postar um comentário